Soft Skills x Hard Skills

Você saberia me dizer a diferença entre hard skills e soft skills?

Essas duas expressões definem os tipos de habilidades de um indivíduo, e esses termos são usados muito no mundo corporativo.

Originárias do inglês, as palavras skill (skills, no plural) significa habilidades, dons; hard significa duro e soft significa suave.

Entendendo as expressões, teremos hard skills definindo o aprendizado formal, por meio de educação, conhecimento, que podem ser medidos através de testes simples para saber o nível de conhecimento sobre um determinado assunto.  E soft skills como as habilidades que eu chamo de sociais, que são essencialmente as demonstradas nas relações interpessoais.

Qualidades e habilidades técnicas, alto grau de conhecimento, claro, são fundamentais para que um profissional seja reconhecido como bom, sendo que antigamente as habilidades técnicas de um profissional eram usadas como critério único para a contratação de profissionais de qualquer área em qualquer segmento.

Com o passar do tempo e as mudanças trazidas pela globalização, diversidade, políticas de inclusão social, as soft skills ganharam terreno cada vez maior e hoje são consideradas habilidades essenciais para garantir a escolha de um bom profissional – seja contratado, como CLT, seja como prestador de serviço.

Nosso foco hoje é exatamente esse: as soft skills!

São exemplos de soft skills: empatia, ética, liderança, forma de resolução de conflitos, flexibilidade, capacidade de gestão de equipes.

É bom lembrar que um profissional altamente capacitado tecnicamente, pode não ter a menor habilidade com liderança de equipes, mas pode ser um excelente executivo financeiro ou estrategista.

O que mais determina o bom desenvolvimento de soft skills é a inteligência emocional, que nada mais é do que a capacidade de lidarmos com as nossas próprias emoções, com as emoções dos outros e a interação das duas no ambiente corporativo.

Inteligência Emocional passou a ser mais difundida depois da publicação do livro de mesmo nome, de Joan DeClaire e John Gottman, 1997, onde os autores abordam uma nova perspectiva de visão para educar filhos. De lá para cá o tema só cresceu e agora compõe o universo corporativo.

Imagine você ter a pessoa certa para cada posição em uma estrutura empresarial. Profissionais que lidam melhor com pressão, que saibam gerenciar tempo de forma organizada, que tem empatia com todos os colegas, que mantenha foco, que “veste a camisa”, que são muito dedicados. Não é difícil saber que além das habilidades técnicas, um indivíduo assim está muito mais apto a obter sucesso em sua carreira.

Da mesma forma que excelentes profissionais com nível técnico altíssimo, que não sejam dotados dessas habilidades, com o passar do tempo, estão fadados ao fracasso, tornando-se obsoletos ao mercado de qualquer segmento.

Principais soft skills para você desenvolver:

1. Comunicação

2. Liderança

3.Flexibilidade e Resiliência

4. Trabalho em Equipe

5. Criatividade

6. Proatividade

7. Empatia

8. Ética no Trabalho

9. Pensamento Crítico

10. Atitude Positiva

Como adquirir soft skills

Aqui minha sugestão seria um bom aprofundamento em PNL, que considero uma das melhores ferramentas para começarmos a entender soft skills.

Quando eu era executiva do mercado publicitário, na primeira década dos anos dois mil, fazia muitas entrevistas de recrutamento e seleção de profissionais da minha área. Na hora de selecionar os melhores candidatos, nunca usei somente o critério técnico. Levava muito mais em consideração as tais soft skills.

No meu modo de ver, habilidades técnicas uma empresa pode promover para o colaborador. Mas soft skills é bem mais difícil porque normalmente estão ligadas a educação, formação, valores, crenças, experiências de vida.

A experiência me mostrou que um bom profissional com excelentes soft skills tende a crescer no aspecto técnico com muito mais facilidade do que o profissional forte em hard skills cresceria em soft skills. E era a esse tipo de profissional que eu dava prioridade na contratação. A boa notícia é que existem mil formas se desenvolver em soft skills. Procure a sua!

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Renata Maksoud

Master Coach em Desenvolvimento Humano; realiza atendimentos individuais e em grupo; é coautora do livro Mindset Coaching; possui 4 formações em Coaching com PNL, (SIM; Hárpia; MEDA; Rede de empreendedores); Life Coaching (MEDA); PNL-Vendas (SIM); Alta Performance em Produtividade (IGT Intl Coaching); Liderança/Gestão de Equipes (Rede de Empreendedores); Power of the Mind in Health and Healing (K.R. Holden); Stress Management (NewSkillsAcademy/UK). Traz experiência de 25 anos como publicitária e chef de cozinha. Missão de vida: ajudar pessoas a serem mais felizes!

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Post Author: Renata Maksoud

Master Coach em Desenvolvimento Humano; realiza atendimentos individuais e em grupo; é coautora do livro Mindset Coaching; possui 4 formações em Coaching com PNL, (SIM; Hárpia; MEDA; Rede de empreendedores); Life Coaching (MEDA); PNL-Vendas (SIM); Alta Performance em Produtividade (IGT Intl Coaching); Liderança/Gestão de Equipes (Rede de Empreendedores); Power of the Mind in Health and Healing (K.R. Holden); Stress Management (NewSkillsAcademy/UK). Traz experiência de 25 anos como publicitária e chef de cozinha. Missão de vida: ajudar pessoas a serem mais felizes!

7 thoughts on “Soft Skills x Hard Skills

    Lucimara Pereira

    (5 de janeiro de 2021 - 12:09 am)

    Adorei seu artigo , parabéns .

    Janete da Silva Corrêa

    (3 de janeiro de 2021 - 11:35 pm)

    Parabéns pelo artigo. Já tinha visto algo sobre isto, mas você definiu muito mais.

    bailarinakel@gmail.com'

    Kellen Melo

    (3 de janeiro de 2021 - 7:18 pm)

    Que interessante eu já cheguei a ouvir falar sobre essas palavras mas não conhecia bem os seus significados, muito interessante e tem haver com a forma que penso sobre contratação de um Profissional, ao meu ver todas as habilidades são importantes tanto as técnicas quanto as sociais. Parabéns pelo artigo.

    luanalnmonteirom@gmail.com'

    Dra. Luana Monteiro

    (2 de janeiro de 2021 - 12:39 pm)

    Com ctz soft skills são o diferencial de um profissional para o outro. Competência técnica muitas vezes acaba sendo igual, qualquer um faz, mas ser um grande líder por exemplo não é pra todo mundo!

    Rose Mary Sá

    (1 de janeiro de 2021 - 9:25 pm)

    Esse artigo está excelente com informações precisas e relevantes para as pessoas desenvolverem as habilidades necessárias em sua jornada profissional.

    Luiz Sá

    (1 de janeiro de 2021 - 9:19 pm)

    Parabéns Renata
    Belo artigo.
    Hoje é mais exigido a área comportamental que a área de habilidade do saber fazer, técnica em si.
    Porque conhecimento a pessoa se apropria através de uma política de T & D, mais a emocional é bem diferente.

    ALICE CRISPIM DA SILVA

    (1 de janeiro de 2021 - 9:03 pm)

    Excelente texto, assunto bem relevante no mundo corporativo nos dias atuais. Ética, compromisso, lideranças, empatia

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