O lado sombra de cada um

O ser humano tem a dualidade dentro de si, seu lado luz e seu lado sombra. Assim como no Universo, tudo tem dois lados: o claro e o escuro; o quente e o frio; triste e o alegre; o duro e o mole; a noite e o dia. E tudo é como deveria ser, perceba que se houvesse somente um lado, não teríamos como apreciar o outro. Eles simplesmente existem. E o fato destes dois lados existirem,  não quer dizer que um é melhor que outro, mas sim, que podem existir, primeiro um depois  outro,  em equilíbrio,  na dosagem certa.

Todos nós temos o lado luz e o lado sombra, muitas vezes, a característica do lado sombra é ignorada, devido aos dogmas impostos pela religião e pela sociedade em  que vivemos.

Segundo a psicologia analítica de Carl Jung, “o arquétipo da sombra representa ‘o lado sombrio’ de sua personalidade. É um submundo feroz da alma onde você armazena a parte mais primitiva de si mesmo. Há o egoísmo, os instintos oprimidos e o eu “não aprovado” que rejeita sua mente consciente. Esta é a parte que está enterrada nas camadas mais profundas do seu ser. A sombra é o arquétipo do lado negro da sua alma”, ou seja, tudo aquilo que foi reprimido durante o desenvolvimento da personalidade que não se adequou ao ideal do ego.”

Pois bem, tudo aquilo que escondemos dos outros, nosso lado feio, egoísta, fraco, mentiroso, mesquinho e negativo, é a nossa versão sombria. Ninguém é bom o tempo todo, feliz, anjo ou demônio o tempo todo. Somente quando abraçamos nossa dualidade, temos a sensação de realidade. Correr da sombra só intensifica o poder dela.  E este lado obscuro faz parte de cada um de nós.

De vez em quando, este nosso lado, acaba aflorando de uma forma estranha. Sabe aquela característica que abominamos no outro? Que julgamos e condenamos? Com certeza é uma característica nossa, rejeitada em nós mesmos e projetada no outro.  Estranho, não é? Pare por um instante, reflita, pense se em algum momento da sua vida, você não teve esta característica e que por vergonha ou medo, você escondeu.

Não se sinta mal, é o que costumamos fazer. Mas não podemos ficar reféns desses sentimentos, temos que trazê-los à superfície e reconhecê-los. Nosso maiores segredos, medos, aqueles que ninguém sabe e que nos mantém doentes, pois a maioria de nós tem uma vida secreta e outra aberta.

Não podemos exigir o tempo todo a perfeição, somos o que somos. Mas somos melhores quando nos reconhecemos. Nossas imperfeições, nossos defeitos, nosso lado feio, nada mais são do que nossos treinamentos de vida, nossos mestres. A sombra não é um problema é algo que temos que reconhecer, tratar, amar, iluminar.

O processo de reparação desse nosso lado sombra, exige coragem, compaixão e honestidade com nós mesmos. A única forma de lutar contra a natureza opressiva de nossa sombra é com perdão e muito amor. Identifique, esse lado, integre com leveza, sem censuras e medos. A meditação e o autoconhecimento te ajudam neste processo.

Permita, compreenda e aceite suas imperfeições, abrace sua sombra, pois é ela que te faz crescer, e se reconhecer como um ser humano melhor. A crítica, o julgamento, a reprovação deste lado negativo, não leva a lugar nenhum, pois ninguém é culpado. Sua luz é real, não a escuridão.  Passe a olhar o mundo sob uma nova luz.

Só a sua sombra não é a realidade, nem só as suas imperfeições ou só os seus defeitos, foque na luz. Seja você, um ser livre, forte sem rótulos, sem moldes.

Você não é a sombra, você tem a sombra. Seja um raio de luz que ilumina a própria sombra. Quando reconhecemos e respeitamos nosso “inimigo” fica mais fácil de “medir as forças”, e o caminho da plenitude se encontra no equilíbrio da luz e da sombra.

The following two tabs change content below.

Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

Latest posts by Rosângela Siqueira (see all)

Post Author: Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

Deixe uma resposta