A programação Neurolinguística (PNL) na construção da autoestima desde a infância

Uma autoestima elevada não é inata, ela é construída ao longo da vida, baseada nas experiências adquiridas com a convivência e tudo que vivemos diariamente. Essa convivência dá-se início na infância, com as primeiras relações familiares. A família tem grande influência nessa construção, tanto para uma autoestima elevada ou uma baixa autoestima.

A PNL (Programação Neurolinguística) pode contribuir bastante nessa construção, pois ela permite estar consciente no papel de educar.

Portanto, a forma como os pais educam seus filhos influencia na construção da autoestima da criança. Levando isso em conta, educar não pode ser um ato inconsciente, pois as consequências podem ser desastrosas no futuro. Nenhum pai ou nenhuma mãe gosta de bater, fazer ameaças e obrigar os filhos a obedecê-los. A maioria está “desesperado” procurando habilidades que criem naturalmente relações amorosas, de confiança e cooperação. 

Crianças com baixa autoestima tendem a ter pais que usavam a punição e menos a razão para educar, assim como uma criança que apresenta uma autoestima elevada possivelmente tiveram pais que incentivaram a iniciativa e a autonomia durante o seu crescimento.

Sendo assim, a iniciativa e a autonomia são elementos importantes na construção da autoestima, pois, baseiam-se no relacionamento de amor, confiança e respeito mútuo. A PNL possui várias técnicas e estratégias que contribuem com essa construção.

A forma de falar, como falar e quando falar, são alguns dos ensinamentos da PNL e na educação dos filhos, é muito importante esse conhecimento. As palavras contam uma história e possuem efeitos benéficos ou desastrosos. Mas palavras positivas fortalecem a autoestima e a valorização do indivíduo, mesmo em fase de crescimento.

Então, invista em brincadeiras e estímulos que trabalhem a imaginação das crianças. Quando elas brincam, exteriorizam os ensinamentos, comportamentos e valores adquiridos.

Perceber quando a autoestima afeta o comportamento da criança é possível. Basta identificar sinais ao perceber a criança isolada, retraída e verbalizando “nada dá certo para mim”, “não consigo” ou “tudo o que faço dá errado”. Assim, será possível reverter a situação com palavras positivas, em relação à criança e o seu comportamento. Faça-a entender que as pessoas são diferentes, mas não utilize comparações destrutivas. Fortaleça a identidade única da criança e a importância dela.

O processo deve envolver conversas constantes, sobre as escolhas da criança. Dê oportunidade de fazer valer a vontade dela, isso vai fortalecer sua tomada de decisão e ter a certeza de que sua vontade importa. Contar histórias é um excelente recurso, escolha histórias com personagens que desenvolveram iniciativa e autonomia e assim, tiveram excelentes resultados.

O sucesso e/ou o fracasso podem ter origem na infância, então estar consciente de que há responsabilidade na forma que a educação é conduzida, faz toda diferença a quem se propõe conhecer os benefícios da PNL. Esta  pode não dar conta de resolver todas as demandas da educação, mas pode minimizar os conflitos e beneficiar uma educação em valores e elevada autoestima.

The following two tabs change content below.

Ester Franco

Ester Franco, é Master Coach, com Especialização em Emagrecimento Definitivo e PNL (Programação Neurolinguística), certificada pela Sociedade Internacional do Mindset (SIM). É Educadora e Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde pela USP. Certificada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) nos cursos de Inteligência Emocional, Desperte seu Poder e Mentalidade de Alta Performance. É membro da Academia Superando Seus Limites (SSL). É idealizadora dos Projetos “Construindo Mães de Sucesso” , e “Eu Pesquisador de Mim”. Dedicados a transformação humana. Ama a vida e é grata a Deus por tudo.

Post Author: Ester Franco

Ester Franco, é Master Coach, com Especialização em Emagrecimento Definitivo e PNL (Programação Neurolinguística), certificada pela Sociedade Internacional do Mindset (SIM). É Educadora e Pós Graduada em Ética, Valores e Saúde pela USP. Certificada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) nos cursos de Inteligência Emocional, Desperte seu Poder e Mentalidade de Alta Performance. É membro da Academia Superando Seus Limites (SSL). É idealizadora dos Projetos “Construindo Mães de Sucesso” , e “Eu Pesquisador de Mim”. Dedicados a transformação humana. Ama a vida e é grata a Deus por tudo.

275 thoughts on “A programação Neurolinguística (PNL) na construção da autoestima desde a infância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *